Nossos Cursos
Curso AFF | Curso ASL | Curso BBF |
Curso de Formação AFF - Accelerated Free Fall
O curso AFF é o mais avançado processo de formação de novos paraquedistas da atualidade, visto que é padronizado em todo o mundo.
O processo inicia-se com aulas teóricas a serem feitas em um ou dois dias com carga de oito horas aula, onde constam apresentação e conhecimento técnicos do equipamento student, que é o equipamento projetado especialmente para o treinamento de alunos, que consta de um equipamento com dois velames retangulares, acionador automático de velame reserva, capacete com rádio comunicador e óculos de salto. Como também a instrução completa sobre emergências e técnicas de queda livre e navegação do paraquedas após a abertura.
A parte prática consta de oito níveis em queda livre onde o aluno, com o acompanhamento de instrutores, aprende todas as técnicas e manobras para controle do corpo em queda livre. O aluno Também é monitorado via rádio após a abertura do paraquedas. Os saltos são filmados em queda livre para otimizar a instrução.
Em cada nível o aluno deve cumprir os objetivos:
Nível I
Neste nível o aluno faz as simulações do comando do paraquedas durante a queda livre, acionando o paraquedas na altura predeterminada.
Salto com dois instrutores.Nível II
Neste nível o aluno aprende a executar curvas para ambos os lados, com os instrutores o segurando, acionando o paraquedas na altura predeterminada. Salto com dois instrutores.
Nível III
Neste salto, pela primeira vez, os instrutores soltaram o aluno e o mesmo deve voar sozinho em uma posição estável, acionando o paraquedas na altura predeterminada. Salto com dois instrutores.
Nível IV
Neste nível o aluno deve realizar curvas de 90º para a direita e esquerda voando estável, acionando o paraquedas na altura predeterminada.
O instrutor acompanha o aluno em QL próximo a ele servindo também como uma referência em queda livre. Salto com um instrutor.
Nível V
Neste nível o aluno deve realizar curvas de 360º para a direita e esquerda voando estável, acionando o paraquedas na altura determinada.
O instrutor acompanha o aluno em QL próximo a ele servindo também como uma referência em queda livre. Salto com um instrutor.
Nível VI
Neste nível o aluno realiza uma saída solo, um back loop que é um movimento semelhante à cambalhota, e track que é a separação horizontal em relação ao instrutor antes do comando real do paraquedas na altura predeterminada. Salto com um instrutor.
Nível VII
Neste nível o aluno faz uma saída de “mergulho” e inicia uma sequência de movimentos controlados:
- Front-loop,
- back-loop,
- curvas 360º e
- track, acionando o paraquedas na altura predeterminada, tendo sempre o instrutor voando próximo a ele. Salto com um instrutor.
Nível VIII
Salto de Formatura:
Neste nível o aluno vai checar seu próprio equipamento e equipar sozinho antes de subir na aeronave. O aluno fará o seu primeiro salto a 6000 pés, sem o acompanhamento do instrutor em queda livre, e comanda o paraquedas a 5.000 pés.
Curso de Formação ASL - Accelerated Static Line
Homologado com o curso AFF, o curso ASL também usa equipamento student, que é o equipamento projetado especialmente para o treinamento de alunos, que consta de um equipamento com dois velames retangulares, acionador automático de velame reserva, capacete com rádio comunicador e óculos de salto, proporcionando assim versatilidade ao método STATIC LINE.
Neste método de instrução após aula teórica similar ao curso AFF o aluno evolui em seu aprendizado com saltos solos supervisionados pelo instrutor. A progressão vai de saltos com acionamento semi automático onde o paraquedas é preso ao avião através de uma fita de ancoragem que aciona o paraquedas, possibilitando a abertura deste em torno de três segundos após o aluno abandonar a aeronave. Evoluindo assim até a queda livre onde o aluno passará por treinamento no solo para cada salto, os quais deverá cumprir objetivos, e sendo aprovado, evoluirá de nível. Contará também de monitoramento via rádio para navegações do paraquedas. Neste curso são necessários dezesseis saltos que variam de quatro mil pés a dez mil pés, para que o aluno se forme com um padrão similar ao curso AFF.
Diferenças entre os cursos AFF ASL
O curso AFF tem saltos mais complexos, onde sobem na aeronave até dois instrutores com um único aluno e os mesmos saltarão a uma altura de dez mil pés aumentando com isso o preço de cada salto. Porém para o término do curso poderão ser de apenas oito saltos, se não houver necessidade de refazer algum salto por parte do aluno. O AFF tem um melhor nível de aproveitamento, pois em todos os saltos os instrutores acompanham o aluno em a queda livre, podendo auxilia-lo durante o salto, já que poderá tocá-lo e em seu equipamento. Ainda pode-se utilizar filmagem em queda livre para o julgamento do salto. Tempo de duração AFF, pode ser completado em um final de semana, ou em média um mês. O curso ASL é um ótimo curso porem é baseado mais em instruções teóricas ao aluno, já que o instrutor ASL não poderá tocá-lo durante a queda livre. Neste tipo de salto o aluno pode dividir a aeronave com outros alunos. O instrutor instruirá a todos ao mesmo tempo deixando cada salto mais em conta, mas pela falta da instrução direta em queda livre existe a necessidade de se fazer um maior número de saltos para a formação, dezesseis saltos.
Curso BBF (Basic Body Flight)
O programa BBF é um curso que todos os paraquedistas recém formados deveriam fazer.
É um programa de ensino do trabalho relativo em que o aluno progride por vários níveis, com o objetivo do aperfeiçoamento das técnicas individuais vôo. Durante o programa o aluno aprende as técnicas que utilizará para o deslocamento em queda-livre, ou seja, as partes do corpo que devem ser utilizadas, e como, para que possa se deslocar no ar, da maneira que quiser e para onde quiser.
No final do curso o aluno estará apto a realizar um salto com segurança com dois ou mais paraquedistas, possuindo técnicas e conhecimento suficiente desde a saída da aeronave até o momento do pouso.